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Relato de viagem
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(Diário) de Florianópolis ao Alasca - Diário de Porto Alegre ao Alaska

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03/05 à 16/05 -  Porto Alegre (RS) - Comodoro Rivadávia (Chile) Relato por Henrique 03/05 - 5ª Feira - Partimos de Poa p/Livramento até Paissandu e entramos na Argentina, na cidade de Colombo passamos por Buenos Aires e dormimos em Benito Juarez.  04/05 - 6ªFeira - Fomos a Bahia Blanca até Puerto Madri, após Comodoro, Rivadávia, onde acontece a extração de Petróleo, na beira da estrada, após fomos a Rio Galegos a San Sebastian, após entramos no Chile, pegamos a Balsa e atravessamos o Estreito de Magalhães indo até San Sebastian, indo até o Ushuaia e retornamos por Chile até Puerto Venir pegamos outra balsa até Punta Arenas no Chile indo até Puerto Natales.   16/05 à 24/05 -  Comodoro Rivadavia (Chile) - Antofagasta (Norte do Chile)  16/05 - 4ªFeira - Retornamos a Comodoro Rivadávia e vamos, hoje, a Puerto Aisen onde vamos pegar um barco e ir até Puerto Montt no Chile.  LUGARES LINDOS: PATAGÔNIA - onde existe uma fauna exuberante, sendo o pico alto Ushuaia, coberta de gelo. Puerto Natale no Chile, lugar de 120.000 Habitantes, onde existe a Zona Franca.  Em Puerto Natale há muitos turistas estrangeiros europeus, espanhóis, onde existem grandes blocos de gelo.  Andamos por estradas cobertas de gelo com um frio tão grande que a neblina da manhã com o vento ao contrário se transforma em gelo, deixando a parte da frente da moto coberta de gelo. Também passamos por estradas de lama, pedras soltas (Ripio) e estradas cobertas de gelo.  Abraços,  Henrique, Relato por João (Gau) Chegamos ao Ushuaya dia 10 de maio e fomos bater foto da placa que diz você chegou ao fim do mundo... Depois fomos ate Lapataia 25 km depois do Ushuaya...Lá tem outra placa que diz: aca se termiona a ruta 5... Depois disto e só água até o pólo sul... Saímos de Ushuaya logos nos primeiros kilometros havia gelo na pista... Quase entramos bem as motos  derraparam legal... Pouco depois estamos entrando no Chile PORVENIR... PUNTA ARENAS e fomos até PORTO NATALE... Chegamos nesta cidade de 3.000 habitantes com as viseiras dos capacetes congelados, os meus óculos idem...Fomos os últimos 30 kilometros com as viseiras levantadas e a 40 por hora...A moto do Henrique congelou os retrovisores...Entramos num restaurante e só saímos dali depois de 3 horas quando os corpos recuperam o calor perdido... Dia seguinte fomos para CALAFATE - ARGENTINA... Depois de uma hora no ripio (estrada de chão) o frio chegou em forma de neve todo o campo e as estradas estavam cobertas de neve foi bonito de ver mais foi feio de sentir o frio... Ainda bem que as roupas da Moto Point do BERNARDO segurou o Tranco... A 20 km de CALAFATE a coisa engrossou o caldo, este trecho de asfalto se formou uma tempestade de neve  que congelou todo asfalto...Tivemos que dar uma volta de mais de 500 km para entrar no Chile de novo... Saímos de PORTO AISEM... daí fomos até Puerto Mont... Em Santiago trocamos o pneu do Henrique que durou só 6.000 km...O ripio come todo o pneu... Hoje estamos em ANTOFAGASTA, onde tive que trocar toda a relação corrente, pinhão, etc da minha moto... A corrente durou 25.000 km. Hoje, ao chegarmos em ANTOFAGASTA, às motos atingiram os primeiros 10.000 km. De Florianópolis (Palhoça) ate o Ushuaya  tem exatamente 5.006 km, a minha moto fez 18/km por litro e a do Henrique 14 km/litro. As duas motos estão suportando bem o frio e as estradas de ripio... O Chile tem as melhores estradas da América do sul... UM AVISO A TODOS, QUALQUER MOTO PODE VIR ATÉ O USHUAYA, POIS SÓ TEM UNS 200 KM DE RIPIO Há 15 ANOS ATRÁS ERAM 2.000KM... Portanto de uma CG a uma GOLD WIND  já pode vir ate o Ushuaya  sem problema a estrada até lá é muito boa. Um abraço e até breve, João (Gau) Relato por João (gau)             Saímos de Antofogasta a tarde, (no Chile nesta época anoitece mais cedo por volta das 18 h normalmente no Chile anoitece depois das 20 h). Como todo bom brasileiro, deixamos de abastecer nos postos da cidade e não tinha postos fora  (na saída)  da cidade, pasmem!  Ficamos sem gasolina depois de rodar apenas 60 Km é mole ou quer mais? A NOITE CHEGOU E A COISA FICOU PRETA...  a minha moto ainda conseguiu chegar a uma cidade, abasteci e fui buscar o Henrique... dormimos naquela cidadezinha e pela manhã fomos para Arequipa. Chegamos em Arequipa para procurar pneu, pois era a minha vez de trocar o Henrique já havia trocado em Santiago e o meu com mais de 10.000 km já estava na hora! só que o comércio no norte do Chile fecha as 12 e abre as 16 h (é a famosa ciesta, tradição nos paises hispânicos). Tocamos e chegamos em Arica na fronteira com Peru. Saímos de manhã cedo e fomos rumo ao Peru, rodamos 40 km e paramos um carro no alto de uma montanha a mais de 2.000 metros,  o Henrique pergunta aos caras: AMIGO a fronteira é quantos km? 200, responde o Sr. rodamos mais 100 km e vimos que estávamos indo no rumo da fronteira da Bolívia... (o senhor falou certo, a gente é que não perguntou pela fronteira certa!)  Voltamos ao mesmo posto e abastecemos novamente, pois rodamos 240 km de puro turismo, chegamos na fronteira do Peru às 14 horas, depois de meia hora de pura burocracia estávamos dentro do Peru, só um papel levou seis carimbos (se no Brasil as coisas já são “burrocratizadas” imaginem no Peru!), mas foram muitos atenciosos conosco, eles gostam de ver gente viajando de moto, isso é o sonho de tanta gente! A liberdade... Hoje, dia 26 estamos indo Peru adentro... agora em território Peruano, todo cuidado será pouco pois as coisas aqui às vezes acabam em “bala”, passaremos por estradas que são controladas pelo “cendero luminoso” grupo revolucionário dominante no Peru, que Deus nos acompanhe! Um abraço, até breve, Gau ONDE ESTÁ O HENRIQUE?!!! (RELATO POR GAU)  



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