Blog

Featured

(Diário) de Florianópolis ao Alasca - Page 15

Página 15 de 16

MÉXICO - PANAMÁ 12/09 à 26/09 - Mata-Mouros - MÉXICO - PANAMÁ          Entro no México por Mata-mouros, já que ontem a fronteira esteve fechada por várias horas e quando abriu havia uma fila de mais de 10km. Na saída dos EUA fui sabatinado com muitas perguntas, entrei no México e lá vem problemas...Quando sai do México a dois meses atrás pela fronteira de Tijuana x San Diego, eu não vi ou simplesmente não tem imigração do lado mexicano, só que agora voltando ao México tive problemas, eles queriam me multar por não ter dado saída, mas agora como já “ hablo” espanhol (portunhol na verdade), bati o pé e desafiei a todos na imigração que me dessem a posição de onde fica a imigração em Tijuana, nem eles sabiam, ai largaram a multa de lado e me cobraram 20US$ pela minha entrada no México e mais 12US$ pela moto. Seis horas depois eu estou na cidade de Tampico, que é uma cidade muito importante do México, muito industrializada, principalmente petróleo. Os hotéis não são baratos, pousadas na base de 32US$. Passo direto, antes procuro uma loja de moto para trocar o óleo e o pneu, a que me mandaram eu não trocaria ali nem o óleo da moto de um inimigo meu. Peguei a moto e dormi em uma cidade chamada Tampico Alto. Uma coisa no mínimo interessante, é que aqui no México cada ponte que você atravessa tem pedágio, pelo menos deste lado, margeando o Atlântico já que do lado do Pacífico eu não tinha visto isso. Em Tampico Alto o hotel me custou 20US$, bom hotel com boa comida.                      Acordo cedo e o pau vai torando, rodei 200km e parei em uma cidadezinha , ali comprei óleo sintético 10x50 Castrol e o Sr. ainda me ofereceu a sua oficina para que eu trocasse o óleo, era justamente o que eu iria pedir. Aproveitei também para esticar a corrente, lavei a mesma, limpei o filtro de ar com gasolina, pois nos Estados Unidos nenhuma das 3 concessionárias que eu fui não tinha o filtro de ar da minha moto, eta paisinho pobre de peças BMW !! Se eu falasse Inglês eu iria perguntar a eles se eles tinham prego e martelo, assim eu poderia fechar as portas destas BMWs de primeiro mundo. Fiquei nesta oficina umas duas horas reparando a moto, e assim pelo menos fiquei de consciência tranqüila por estar fazendo algo bom para a moto já que desde o Canadá  foi só pau. Hoje a moto já esta com mais de 50.000km de viagem e o velocímetro já esta mostrando 64.000km.         Chego a Vera Cruz, outra grande cidade do México, já é noite e reparo que em frente as lojas e postos de gasolina a muita gente armada, ou seja, muito segurança. Entro em um motel (desses que tem no Brasil mesmo) e é ali que eu vou dormir, a cidade não caiu muita na minha simpatia não, pedi uma pizza por telefone, jantei e fui dormir. Acordei e fui direto a  El Tujín, que fica a poucos kilometros da cidade de Veracruz, ali fotografei as ruínas que são as mais famosas do México, foi ali que existiu a cultura TOTANACA, que ao meu ver era prima-irmã de outras culturas como a Inca, Maia e Asteca, e outras tantas que desapareceram da face da terra deixando pouco ou nenhum vestígio. Coisa que ate hoje deixa muitos arqueólogos e pesquisadores de cabelo em pé, e daí saem milhões de teorias, eu continuo falando que é coisa de extra-terrestre, afinal é mais fácil de entender o que não se entende.         Lá nesta ruínas esta uma pirâmide que data do século IV e que tem uns 18 metros de altura, e cada janela corresponde a um dia, ou seja 365 dias, e cada lado da pirâmide equivale a 3 meses de calendário. Os totonacos foram uma grande inteligência em matéria de astronomia e meteorologia, eles também possuíam um grande conhecimento dos movimentos da terra e de seus astros, entre as civilizações que sumiram da face da terra, eles eram os que detinham o maior conhecimento de astronomia.        Quando eu já estava chegando em El Tajin, em um pau, tipo um poste de mais ou menos uns 20 metros de altura estavam dançando os homens pássaros. No topo deste pau fica um tocando uma flauta e este com o pé vai tocando uma roda e esta vai desenrolando as cordas que estão amarradas aos pés dos dançarinos que de cabeça para baixo vão se aproximando do chão, isto leva uns 20 minutos, bati muitas fotos e em breve estarão no ar para que se possa ter uma idéia .         Como o calor estava insuportável, tirei muitas fotos e me esqueci de tomar mais informações sobre esta cultura, que habitou esta região. Durmo próximo a cidade de Carmem e no dia seguinte, vou dormir em Mérida, onde terminei de contornar o Golfo do México, desde que sai de Miami que estou contornando este golfo, quando acordo vou direto a Cancun, onde eu pretendia descansar um dia, já que ali os hotéis não são caros. Entrei em Cancun as 13:00hs, tirei foto das praias e do centro de Cancun, compro uma garrafa de rum Capitão Morgan, 22 US$ e resolvo ir embora de Cancun, que vou deixar para curtir quando puder trazer a Marta, minha esposa. (pois curtir Cancun sozinho é o mesmo que gastar vela com defunto ruim!) . E por outro lado também, devo confessar que eu estou louco para resolver logo o problema da América Central, onde todo mundo me mete medo, e por mais incrível (e mentiroso) que isso possa parecer, eu não estou com medo. Estou na verdade, é muito ansioso para acabar logo a América Central e rever meus amigos na Costa Rica e no Panamá.          Dormi próximo a Chetumal, que é fronteira com Belize, antes passei pelas ruínas Maias de Tulum, que datam do século XI, repletas de mistério. Não entrei porque tinha que caminhar 500 metros, e eu me nego a andar a pé. Deixei Tulum para uma próxima viagem....          Cedo, chego a fronteira com Belize e depois de pagar 25US$ pelo visto de turista, o guarda ainda teve a pachorra  de me negar 5 dias, e me deu somente 3, e isto tudo só para que eu pudesse ver o nada com o inexistente. Com documento na mão vou comprar um perfume para a Marta na Zona Franca deles. O guarda não me deixa entrar na Zona Franca porque a moto esta com o tanque cheio, enchi o saco do chefe dele e resolvi soltar os cachorros. Depois de falar com um outro senhor me deixaram ir, peguei a moto, virei no sentido contrario e me fui, no sentido contrário, Belize a dentro.          Cheguei a Belize City depois de duas horas, a capital não tem um único prédio alto, a maioria são casas mesmo de madeira do século passado que foram deixadas pelos Ingleses. Infelizmente a maioria, apesar de belas construções, estão mal conservadas. Aqui em Belize, se a pessoa for negra só de fala Inglês, agora se for baixinho e moreno claro é guatamateco ou mexicano..assim quando eu queria alguma informação adivinhe para que eu pedia? Eu sou um merda mesmo, saio dos EUA, dando graças a Deus e volto a entrar em outro país de Língua Inglesa.         Em sua costa marítima, de 174 milhas, está a segunda maior barreira de corais do mundo. A população, que deve ser um pouco maior que 200 mil habitantes é composta por uma mistura de raças e povos do mundo inteiro, contando com crioulos, hispânicos, Maias e Garifunas (Afro-Caribenhos).          Eu ainda estou tão puto com o guarda que achou que a minha moto poderia ser um “ avião” para jogar contra uma merda de umas casas de madeira, que meia hora depois eu já estava saindo de Belize City. Saio no rumo de Punta Gorda , parei para dormir a 120km desta cidade e quando acordo vejo que estou vindo pelo centro da selva e logo em seguida entro em uma estrada de chão. E ai é que vejo, que ontem eu estava tão puto com o guarda que não me deixou entrar na Zona Franca que não vi que o mapa indicava estrada de chão. Depois de 5 horas eu estava em Punta Gorda, agora lama e poeira não me metem mais medo...alias, não sinto mais medo. Ou eu perdi o juízo por completo ou estou ficando irresponsável, os dois não é bom. Em Punta Gorda atraso meu relógio em uma hora e fico esperando o barco que vai fazer a minha travessia e a da moto ate a Guatemala. O barco só sai as 4 horas da tarde, o filho da p... do capitão, muito vivo, me cobra 100US$ (para a moto e eu). Discuti com ele durante meia hora e não teve jeito, antes de soltar os cachorros nele e ter que dormir ali, ate vir outro barco de outra empresa, preferi pagar. E assim, a moto foi toda amarrada a proa do barco, que mais parece aquelas lanchas de contrabandistas, pois a mesma tinha dois motores de popa de 200hp cada um, ela não andava, ela “ AVUAVA” (do verbo “ avuar”) e em 1 hora e 20 minutos estávamos na Guatemala, Porto Barrios, uma cidade com um grande fluxo de containers, muitos caminhões também. Em menos de duas horas eu já estava com todos os documentos necessários para rodar dentro da Guatemala. Achei um hotel e decidi consertar a caixa de alumínio, pois como eu tirei elas da moto, e coloquei elas ao lado da moto no chão do barco, a moto com o choque do barco nas ondas, subia e descia nos seus próprios amortecedores e a pedaleira da moto subia e descia em cima das caixas de alumínio, o que fez com que acabasse furando a tampa, alias, furando não, rasgando. Será que é falta de comunicação ou será que meus cartões foram cancelados para que eu volte logo?ou ainda, será que a minha filha Chayenne e a minha mulher não pagaram os meus cartões (cada uma paga um cartão). Saio de Porto Barrios e resolvo ir pelo centro da América Central, ou seja, pelo meio da selva, justamente onde fica a região mais montanhosa da Guatemala e Nicarágua. (quando chegar ao Brasil, no primeiro Pinel ou Hospício que eu encontrar vou fazer um teste de avaliação), agora sem medo, nas fronteiras já deixo a moto sozinha enquanto cuido da documentação. Não é possível, devo estar bobo ou doido, é por isso que sempre faz falta um companheiro de viagem, eu não sei mais  o que é medo ou sentir medo, apesar de que eu ainda sei que um homem sem medo só faz besteira, ou acaba achando problemas. O guarda em Belize que me proibiu de entrar na Zona Franca por estar com o tanque cheio ainda não me saiu da cabeça, parece ate história de Português.         Passo por Guatemala City e não entro para comprar o filtro de ar da moto. Só para que tenha uma certa ordem, eu entrei em Belize no dia 17/09/01 e sai dia 18/09/01, quando entrei e sai da Guatemala, já que no mesmo dia entrei em Honduras, quando atravessei a selva Hondurenha debaixo de muita chuva, parecia ate que estava viajando escoltado por equipes de apoio, completamente sem juízo. Nem maconha eu fumei quando era jovem e ate do meu rum tenho bebido pouco. Não sei ainda a explicação de tanta coragem...         No dia 19 eu já estou saindo da Guatemala, só que antes da fronteira, eu peguei uma estrada de chão que foi a pior de toda a minha vida, levei 6 horas para fazer 100km (ou menos). A única conclusão que cheguei ate agora é de que meus anjos da guarda devem ter feito amizade com anjos da guarda de um ex-guerrilheiro e me colocaram para fazer este caminho, só para que eu pudesse ver que rosas também tem espinhos. No meio de toda esta lama e de toda esta selva eu me deparei com policia armada ate os dentes, além de tirar sarro com eles (numa boa obviamente), ainda dei um gole de meu rum para eles, ate porque debaixo de toda aquela chuva não sei se as metralhadoras funcionariam, tirei uma foto com eles e fui embora, fazendo a maior farra com os policiais, podem me internar que ou o calor mexicano ou esta chuva fizeram meu cérebro (que não é dos melhores !) amolecer.         No dia 21 deixei a Nicarágua para traz, e entro na Costa Rica, olho para traz e vejo que não passei por El Salvador , e quando conto para as pessoas de onde eu estou vindo, elas surpresas me perguntam se tudo correu bem, se não tive problemas....e foi ai que eu tive a certeza de que meus anjos da guarda fizeram negocio com os anjos da guarda de algum guerrilheiro, pois em nenhum momento não tive medo e tenho certeza de que tive uma boa “ escolta” . (mesmo que ela fosse invisível e divina).         A Colômbia que me aguarde!! Nos Estados Unidos eu sentia medo e ate mesmo vergonha por não falar o idioma. Não sei se é só atrevimento ou saudades da mulher...         Entro na Costa Rica e vou direto a San Jose, ali senti (mesmo que ainda de leve) o primeiro gosto da vitória que esta por vir, encontrei meus amigos da BMW de San Jose, o Marcos que é o gerente (que ainda autorizou a trocar os meus pneus e todo o serviço necessário na moto). Troco o filtro de ar, os retentores. Um deles se partiu em uma estrada no Estados Unidos, daquelas que não se vê nem palito de fósforo e outro sim, este teve motivo de sobra para arrebentar na estrada de chão que eu peguei, e o outro não agüentou o impacto sozinho e foi fazer companhia para o outro que já estava morto.         Saio de San Jose, capital da Costa Rica e me vou no rumo do meu querido Panamá, que tanto me sacaneou na vida. Mesmo assim as pessoas no panamá são ótimas, não tem nada haver julgar um povo ou mesmo um país inteiro pela atitude ignorante e despreparada de um único funcionário. Chego já a noite em Passo Canoa, fronteira onde sai sob custodia para ser expulso do panamá (pelo menos eu acho que fui expulso, não sei...). Dou minha saída da Costa Rica, pago 2,50US$ por um selo da Cruz Vermelha, colam este selo no meu passaporte e me passo para o lado do panamá. Agora eu já sei que mais uma vez vou ter que chamar a Dona Judite de novo na Embaixada do Brasil. Como eu já disse da outra vez, a burocracia deles é retrógrada e funciona a lenha.         Cheguei lá, metade dos computadores estavam desligados, o único que estava funcionando tinha uma senhora que brincava nele.Paguei  4US$ pela moto e mais 6 dólares para mim. Em menos de 20 minutos eu já estava no panamá e todo legalizado. Dormi na fronteira e quase que eu entrei num bailão que tocava música alta, para o bem da minha saúde fui dormir.         Acordo as 6 da manhã e as 13:30 eu já estava no aeroporto de panamá City para acertar o preço da moto ate Porto Abadia. O gerente daquele turno acha pouco o que eu paguei para trazer a moto e querem em cobrar 100US$ a mais. Na segunda-feira cedo vou no aeroporto de táxi levando as malas da moto, as botas etc... Só fiquei com o que julguei necessário. Falei com a Sra. LILIAN que é gerente da AVIATUR, e ela mandou que me cobrassem o mesmo preço que eu paguei na ida. Eu falei para ela que colocaria o nome dela e de sua Cia. Aérea em minha homepage.  Sra. LILIAN, da AVIATUR S.A é a melhor companhia aérea do mundo, pelo menos no tratamento com seus clientes. O telefone é : 507 (código de área) 3150307 e 3150314. O comandante David Cubilla, é o piloto que faz milagres aterrizando nas minúsculas pistas pelas ilhas panamenhas.         Entrei no Panamá no dia 22/09/01 as 20:00hs a bagagem da moto já tinha ido para Porto Abadia. Hoje dia 25/09/01 a moto já foi junto com as malas de alumínio, os garfos, etc. Amanha dia 26/09/01 é minha vez e ai eu quero ver meus anjos da guarda acharem coragem para que eu embarque nestes pequenos aviões onde eu sempre me neguei a embarcar. Colômbia aqui vai El Macho, ou melhor dizendo, El Louco Pois agora que perdi o medo vou dançar ou aprender a dançar salsa.   Aqui no Panamá também senti um pouco do gostinho da vitória na autorizada onde Torrero, gerente, tive uma grande recepção nesta autorizada BMW, hoje senti no rosto um vento que me parecia que vinha do Brasil, estou doido para voltar a comer meu bom arroz com feijão. Eu sei que o meu país é um filho de rapariga com guarda noturno onde temos os piores políticos do mundo misturados com o melhor povo do mundo que ainda acredita nesta raça de terroristas chamados de políticos por um e outros. Pode chamar do que quiser pois eles não ligam mais. O Lula falou aos quatro ventos que no congresso tinha mais de 400 picaretas e nada aconteceu ao Lula, acho que ate ele se acostumou com a idéia de ser mais um. Agora política a parte, o Brasil é sem duvida o país mais rico do mundo, não vi nada nos outros países que o Brasil não tinha pelo menos o dobro, somos uma gente trabalhadora porque somos pobres. No tempo da Tavola Redonda, do Rei Artur, onde o rei mandava os cobradores de impostos baterem de porta em porta para que a corte funcionasse e a realeza vivesse no luxo.         Hoje nos tempos modernos o papel do cobrador de impostos deve ter sido incorporado pelo FMI, para que os EUA possa viver com toda aquela fartura que eu vi. Se nos possuímos mais riquezas, se somos um povo mais trabalhador e se possuímos mais terras cultivadas. Porque nos usamos carro de 1.000 cilindradas quando eles estão andando com carro de 6,8 e 10 cilindro a gasolina, gasolina esta que custa metade da gasolina brasileira. Só  Motor Homes que eu ultrapassei na estrada em apenas um dia, deve ser maior a quantidade que possa existir no Brasil, motor homes de 200 a 400 mil dólares. Para eles é só imprimir mais dólares e conseguem comprar o que queiram onde quer que seja, já no Brasil, quanto mais Real fabricamos mais pobre ficamos.         Tudo que eu estou escrevendo aqui é o que eu vi nos Estados Unidos antes dos atentados, onde eu falo que este país é o senhor do mundo, isto foi publicado por um jornal Canadense no dia 24/08/01. O que eu estou escrevendo aqui é revoltado com os nossos políticos que podem fazer um país melhor e só pensam no bolso de cada um deles. Como não posso e nem quero mudar este país, este é o meu desabafo, por ver tanta fartura de um lado e tanta incompetência do outro. será que vou ter que votar no Lula, ou ainda nas putas, já que nos filhos eu já votei..?!?!?!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Assafrão: de XT pelo SUL em 2004
A Maior Viagem de Moto dentro do Brasil Passando p...