BMW G650GS 2010 (mas serve a todas 650GS) (E o que fiz se aplica a carros com injeção eletrônica convencional).
Em março de 2023, resolvi fazer a serra da Canastra de moto com minha esposa. A moto é uma BMW G650GS 2010 com manutenção em dia (eu mesmo faço a maioria das coisas nela). Do nada, a moto parou na viagem. Fiz alguns testes e vi que foi a bomba de gasolina. Desmontando, vi que ela travou. Reboquei a moto para Formiga-MG e com apoio de outro motociclista, fui na cidade em busca de uma bomba compatível.
Apesar de ter levado umas ferramentas extras além das que vem no kit da moto, eu não levei multímetro ou lâmpada de teste, mas pensando em como faria um teste para saber se era ou não a bomba, lembrei que comprei um carregador de celular para instalar na moto já que o tinha tava falhando, mas não tinha instalado ainda. Peguei ele na bagagem, amassei os terminais olhal dele para poder encaixar no plugue da bomba. Deixei a chave do carregar ligado e ao ligar a ignição, o carregar teria de funcionar por coisa de 1s. Aquela injetada rápida que a moto ou carro dá quando liga o painel. Só que dessa moto é muito rápida, mas deu pra ver que tava chegando energia no plugue da bomba. Ou seja, meu problema estava dentro do tanque, na bomba. (Esse teste não tem foto nem vídeo mas depois na 2ª vez liguei a bomba direto usando um cabo auxiliar, esse tem o vídeo)
Encontrei a bomba do VW Gol 1.6 MI 1996, por R$ 165,00 e um ano de garantia da marca Continental. A bomba veio completa, com a mangueira já encaixada na bomba, 2 abraçadeiras, 2 pré-filtros, 1 chicote novo e terminais com capas para adaptação caso necessário.
Segue link de fotos de vídeos sobre o assunto, inclusive mostrando como abri o tanque usando as ferramentas da moto, como fiz diagnostico no improviso com o que tinha disponível.
Acabou que troquei a bomba mas não o chicote, depois por ter mexido, o fio estava ressecado, acabou parando de novo 2x no dia seguinte. 1° mal contato, 2ª o fio quebrou no meio do mato já na serra. Ai foi outro improviso, consegui tirar o terminal do plugue, abrir parte dele e prender novamente o fio no terminal.
Uma característica positiva dessa moto (tem varias) no caso, é o tanque ser debaixo do banco. E com isso, a abertura do tanque para acesso a bomba é muito fácil.
Duvidas só entrar em contato que tento ajudar.
Filipe Soares - Mariana-MG
Em março de 2023, resolvi fazer a serra da Canastra de moto com minha esposa. A moto é uma BMW G650GS 2010 com manutenção em dia (eu mesmo faço a maioria das coisas nela). Do nada, a moto parou na viagem. Fiz alguns testes e vi que foi a bomba de gasolina. Desmontando, vi que ela travou. Reboquei a moto para Formiga-MG e com apoio de outro motociclista, fui na cidade em busca de uma bomba compatível.
Apesar de ter levado umas ferramentas extras além das que vem no kit da moto, eu não levei multímetro ou lâmpada de teste, mas pensando em como faria um teste para saber se era ou não a bomba, lembrei que comprei um carregador de celular para instalar na moto já que o tinha tava falhando, mas não tinha instalado ainda. Peguei ele na bagagem, amassei os terminais olhal dele para poder encaixar no plugue da bomba. Deixei a chave do carregar ligado e ao ligar a ignição, o carregar teria de funcionar por coisa de 1s. Aquela injetada rápida que a moto ou carro dá quando liga o painel. Só que dessa moto é muito rápida, mas deu pra ver que tava chegando energia no plugue da bomba. Ou seja, meu problema estava dentro do tanque, na bomba. (Esse teste não tem foto nem vídeo mas depois na 2ª vez liguei a bomba direto usando um cabo auxiliar, esse tem o vídeo)
Encontrei a bomba do VW Gol 1.6 MI 1996, por R$ 165,00 e um ano de garantia da marca Continental. A bomba veio completa, com a mangueira já encaixada na bomba, 2 abraçadeiras, 2 pré-filtros, 1 chicote novo e terminais com capas para adaptação caso necessário.
Segue link de fotos de vídeos sobre o assunto, inclusive mostrando como abri o tanque usando as ferramentas da moto, como fiz diagnostico no improviso com o que tinha disponível.
Acabou que troquei a bomba mas não o chicote, depois por ter mexido, o fio estava ressecado, acabou parando de novo 2x no dia seguinte. 1° mal contato, 2ª o fio quebrou no meio do mato já na serra. Ai foi outro improviso, consegui tirar o terminal do plugue, abrir parte dele e prender novamente o fio no terminal.
Uma característica positiva dessa moto (tem varias) no caso, é o tanque ser debaixo do banco. E com isso, a abertura do tanque para acesso a bomba é muito fácil.
Duvidas só entrar em contato que tento ajudar.
Filipe Soares - Mariana-MG
Junior Pires - Cascavel-PR
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